terça-feira, 27 de julho de 2010

A triste história dos sacos plásticos

Quantas vezes se fazem compras são quantas vezes se ganha sacos plásticos!
Eles nos são oferecidos, geralmente, com muita cordialidade. Há embalador de supermercado que coloca dois sacos plásticos por volume, com o objetivo de favorecer o cliente, é claro.
A Revista National Geographic de setembro de 2003 divulgou que nessa época já se consumia ao redor do mundo cerca de 500 bilhões a 1 trilhão de sacos plásticos.
Antigamente, não se via os mercados distribuírem sacos plásticos, mas quando essa prática surgiu a sociedade aprovou. O problema desse produto está no alto custo de sua reciclagem, logo, torna-se mais barato produzir sacos novos. Assim, menos de 1% dos sacos plásticos são reciclados no mundo inteiro.
E para onde vão esses sacos?







Os sacos plásticos são leves, o vento leva para os rios, mares, florestas. Acabam na barriga dos peixes, nas raízes das plantas, nos bueiros e lixões das cidades. São feitos de polietileno, obtido a partir do petróleo.
Reduzir o uso de sacos plásticos é uma das formas de diminuir o consumo de petróleo, recurso não-retornável que gera tantos conflitos entre nações.



Mas essa situação não se resolve apenas com políticas públicas. Isso ajuda, mas não resolve, pois é principalmente uma questão de consciência social.
Então, o que podemos fazer?


Se usarmos uma sacola de tecido ou um carrinho de compras (daqueles do tempo da vovó) reduziremos o uso de pelo menos 6 sacos plásticos por semana, 24 por mês, 288 por ano. Com 100 pessoas usando sacolas de pano, já teremos uma redução anual de 28.800 sacos plásticos.
É questão de fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar “sacola de pano” às compras, como era antigamente (no tempo da vovó)!
Seja um divulgador desta ideia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário