sexta-feira, 9 de julho de 2010

Qual a idade da Floresta Amazônica?


A região de Carajás (sudeste do estado do Pará – Amazônia Oriental) constitui um dos núcleos mais antigos do continente, o chamado Cráton Amazônico. As rochas expostas dessa região, em sua maioria, se formaram durante um período denominado Arqueado, ou seja, de 4 a 2,5 bilhões de anos. (FURTADO, Rogério. org. Scientific American Brasil. Coleção Amazônia Origens. São Paulo: Duetto Editorial, 2008) ]


Maioria dos cientistas concorda que a Floresta Amazônica originou-se há milhões de anos. Esta afirmação é possível com base em registros paleontológicos, pelas mostras de gêneros da paleoflora, recuperadas em rochas calcárias da Formação Pirabas (nordeste do Estado do Pará), que é uma unidade geológica formada no início do período Mioceno - há mais de 20 milhões de anos. Essas mostras revelam que, naquele tempo, nessa região da Floresta Amazônica, já existiam gêneros de plantas similares às encontradas hoje. "Dados de polens de plantas preservados como fósseis nas rochas sedimentares também revelam a existência da floresta com diversidade taxonômica de espécies similar à atual, já no Mioceno" (Idem).

Outras referências:
http://petro.rc.unesp.br/revistageociencias/25_2/2.pdf
http://ig.unb.br/sigep/sitio046/sitio046.htm
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1519-874X2006000300002&script=sci_arttext

Um comentário:

  1. Maria Raimunda Cordeiro29 de julho de 2010 às 09:45

    É simplesmente fantástico. A Amazônia é realmente um universo imensurável. Parabéns ao idealizador desse blogger. Tenho certeza, juntos, construiremos conhecimentos. Ass. Profª Raimunda(especializanda em Ed. Ambiental, UEPA).

    ResponderExcluir