sexta-feira, 16 de julho de 2010

A geleira que sangra



Do alto da geleira Taylor, na Antártida, brota um misterioso líquido vermelho
-Fabio Marton (Revista Superinteressante – 07/2010)

O caso intrigou a bióloga Jill Mikucki, da Universidade Dartmouth, que decidiu recolher e estudar amostras do líquido. "Detectamos 17 espécies de bactérias, mas é provável que haja mais", diz. Segundo ela, essas espécies de bactérias são tão desconhecidas que nem têm nome científico - e só existem nesse lugar, que foi apelidado de Blood Falls ("Queda de Sangue", em inglês).

O tal sangue é água salgada misturada com óxido de ferro, e é produzido pelas bactérias. Elas vivem embaixo da geleira e se alimentam do ferro contido no solo, e como produto de sua digestão secretam esse líquido que parece sangue (ele tem a cor vermelha porque, como os glóbulos vermelhos do sangue, contém ferro).

Além de comer pedra, as bactérias de Blood Falls têm outra característica intrigante: são incrivelmente resistentes. Vivem sem luz nenhuma, a 7 graus negativos e suportam uma pressão atmosférica 40 vezes maior que a normal (causada pelo peso da geleira). "Eu compararia esse lago com as calotas polares de Marte", afirma Mikucki

Fontes:
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=1045
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/antartica-bacteria-liquido-577992.shtml

2 comentários:

  1. Gostei de você, tem muita haver com minhas preocupações. Você está linkada no "caia na real" do meu blog.
    Até a próxima....

    ResponderExcluir