terça-feira, 10 de agosto de 2010

ONU pede ao mundo que redobre esforços em favor dos povos indígenas

Uma aldeia Timbira - Foto de Vicente Carelli


No Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto), alta comissária de direitos humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, diz que, apesar de avanços, discriminação e pobreza continuam presentes nas aldeias. A alta comissária de direitos humanos afirmou que o mundo não pode ser complacente com o sofrimento dos povos indígenas.
Indefinição
Para a alta comissária, existe um abismo entre os princípios da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas (http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf ) e a realidade das aldeias.
A líder indígena Miriam Terena disse à Rádio ONU que, no Brasil, não existe muito motivo para comemorar o dia 09 de agosto por causa "da indefinição na distribuição de terras".
"Primeiramente a questão territorial. Não queremos terra, ouro, nada. Queremos as nossas terras, viver no habitat natural. Mas infelizmente isso não está ocorrendo. Não existe muita comemoração", disse.
Parceria
Segundo Miriam Terena, o Brasil tem 250 povos e 190 línguas indígenas.
A alta comissária da ONU terminou sua nota dizendo que indígenas em todo o mundo continuam sofrendo em várias áreas com saúde, educação e meio ambiente.
Navi Pillay pediu que o mundo redobre seus esforços por o que ela chamou de uma parceria pela ação e dignidade a favor dos indígenas.

Fonte: nota da Organização das Nações Unidas - ONU http://www.onu-brasil.org.br/ em 10/08/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário